Nas Notícias

Esquema de falsificação de dinheiro desmantelado em Elvas

Em cooperação com a Polícia Nacional espanhola e a Europol, a Polícia Judiciária deteve, na passada quinta-feira, em Elvas, um grupo suspeito de produzir dinheiro falso.

O grupo, composto por dois homens e uma mulher, com idades entre os 21 e os 55 anos, utilizava tecnologia apropriada para produzir milhares de notas, especialmente de 20 e 50 euros.

De acordo com o site da Europol, a investigação teve início há seis meses, e permitiu constatar que o grupo era responsável pela produção de milhares de notas com distribuição dirigida a Portugal e Espanha.

Além da Península Ibérica, as notas contrafeitas foram ainda detetadas na Alemanha, França, Itália, Áustria, Bélfica, Estónia, Suiça e Holanda.

A mesma publicação dá conta da realização de nove buscas domiciliares, das quais resultaram a apreensão de 1131 notas de 20 euros, 401 notas de 50 euros e 49 notas de 500 euros. No total, foi apreendido um valor superior a 67 mil euros, contando com 14 notas de 10 mil francos da República Centro-Africana.

Para lá da apreensão do dinheiro, foi também desmantelada uma oficina de impressão, incluindo a recolha de todo o material necessário para a produção, desde guilhotinas, matrizes de imprensa, impressoras, rolos de fita holográfica e computadores.

Os suspeitos foram interrogados na passada sexta-feira, no Tribunal Judicial de Elvas.

A Europol tem como missão contribuir para uma Europa mais segura, prestando assistência às autoridades responsáveis garantindo o cumprimento das leis nos países da União Europeia.

Em destaque

Subir