Mundo

Espirro contido desloca duas vértebras numa mulher australiana

monique_jeffreyUm espirro contido obrigou uma mulher australiana a ser operada ao pescoço. Num incidente “raro e azarado”, Monique Jeffrey deslocou duas vértebras ao conter a respiração para evitar o espirro e sentiu-se “paralisada”.

Conter um espirro pode ser muito perigoso: na Austrália, uma mulher de 28 anos foi operada ao pescoço, sem anestesia, na sequência da deslocação de duas vértebras. “Senti um espirro a chegar, prendi a respiração e doeu. Quando espirrei, senti algo a mover-se e uma dor torturante”, explicou Monique Jeffrey.

Sentindo-se “paralisada”, a australiana foi até ao hospital, na companhia do marido, onde lhe diagnosticaram um torcicolo. Porém, um persistente formigueiro no braço levou os médicos a realizarem mais exames, nos quais detetaram a existência de duas vértebras deslocadas.

A solução foi uma intervenção cirúrgica, feita sem anestesia, para implantação de dois pinos no crânio. Para o neurocirurgião responsável pela operação, o caso do espirro contido foi um incidente”raro e azarado”. Agora, Monique vai passar cerca de três meses com um aparelho de proteção cervical, de forma a estabilizar o pescoço.

Em destaque

Subir