Economia

Espanha: Juros da dívida ultrapassam novamente os sete por cento

euriborOs juros voltam a subir para países como Portugal, Espanha e Itália que veem a sua economia num período bastante instável. No caso concreto da Espanha, a bolsa de Madrid registou de novo uma subida que ultrapassa os sete por cento.

As ‘yields’ a 10 anos de Espanha atingiram novamente os sete por cento, valor que, nos casos da Grécia, Portugal e Irlanda, levara a um pedido de resgate.

Foi no passado dia 18 que pela primeira vez, Espanha viu a sua dívida a atingir o patamar dos sete pojntos percentuais, sendo que hoje a situação se repete.

A subida estende-se a todos, nomeadamente Portugal e Itália. Os juros italianos (a dez anos) estão perto dos máximos históricos, em 6,269 por cento. E os portugueses, também nas ‘yields’ a 10 anos encontram-se nos 10,484 por cento.

A situação de ascensão da dívida de alguns dos países da Zona Euro tem lugar exatamente no mesmo dia em que o comité europeu começa mais uma cimeira em Bruxelas, onde o tema da crise predominará, como ultimamente tem acontecido.

O principal foco está na busca de soluções, para travarem os mercados perante as desconfianças na dívida italiana e espanhola.

Em destaque

Subir