Ralis

Erro de Latvala no Rali da Nova Zelândia deixa-o quase afastado da luta pelo título

Latvala1Jari-Matti Latvala admitiu estar já fora da luta pelo título mundial de ralis depois de uma saída de estrada no primeiro dia de prova na Nova Zelândia. O finlandês da Ford começou o evento 74 pontos atrás de Sebastien Loeb, mas a sua incapacidade em se manter na estrada acabou por afastá-lo da luta pelo triunfo na prova dos antípodas.

Latvala perdeu quatro minutos na penúltima classificativa da tirada, caindo do terceiro para o nono lugar na tabela classificativa.

“Eu estou fora do campeonato de pilotos. A verdade é que já não é possível chegar ao título, e já interiorizei isso,. Percebi-o quando tive que falhar a Argentina Mas, enquanto temos uma hipótese nocampeonato de construtores, vamos pressionar para que possamos ganhar provas”, afirmou o finlandês.

Já o director da equipa Ford assumiu: “Tenho de admitir. Não analisei a situação, mas tenho certeza se Latvala permanece o mesmo, então ele está certo.Este foi um ano frustrante para todos nós. Como disse no passado, nunca tivemos um carro mais competitivo que o que temos nesta temporada, e todos nós estamos profundamente frustrados”.

O dia na Nova Zelândia foi de facto para a Ford esquecer, pois Petter Solberg fez uma má escolha de pneus que o fez atrasar, obrigando-o a uma recuperação que lhe permitiu regressar a Auckland na quarta posição, a oito segundos de Evgeny Novikov, que terminou a tirada na terceira posição, a mais de minuto e meio do líder.

De facto os Citroën oficiais dominaram por completo a tirada, com Mikko Hirvonen a comandar o rali inicialmente, confirmando o seu grande à vontade na estradas de terra neo-zelandesas. E o finlandês chegou a deter mais de sete segundos de vantagem sobre Sebastien Loeb.

Mas a aposta mais acertada nas misturas mais macias da Michelin acabaram por virar o jogo a favor do francês, que terminou o dia quatro segundos à frente do seu companheiro de equipa, prometendo um grande duelo entre os dois no sábado.

Destaque também para a boa exibição de Armindo Araújo, que apesar de não conseguir fazer jogo igual com os melhores Ford privados se conseguir manter no top dez e mesmo concluir a tirada no oitavo posto, a apenas dois segundos de Dani Sordo, o melhor dos pilotos Mini,

Classificação após a 8ª classificativa

1º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Citroen DS3 WRC) 2h07m35,0s

2º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citroen DS3 WRC) + 4.0s

3. Evgeny Novikov/Denis H«Giraudet (Ford Fiesta RS WRC) + 1m31,0s

4º Petter Solberg/Chris Patterson (Ford Fiesta RS WRC) + 1m39,3s

5º Ott Tanak/Kuldar Sikk (Ford Fiesta RS WRC) + de 1m47,0s

6º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Citroen DS3) + 2m18,0s

7º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Mini JCW WRC) + 2m34,3s

8º Armindo Araujo/Miguel Ramalho (Mini JCW WRC) + 4m36,9s

9º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Ford Fiesta RS WRC) + de 4m56,1s

10º Ken Block/Alex Gelsomino (Ford Fiesta RS WRC) + 6m25,3s

0Shares

Mais partilhadas da semana

Subir