Mundo

Erdogan diz que cooperação entre EUA e Turquia está ameaçada

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse hoje que a cooperação entre a Turquia e os Estados Unidos está ameaçada, advertindo a Casa Branca que irá encontrar “novos aliados”, caso se mantenha o “desrespeito” norte-americano.

As relações entre os dois aliados na NATO têm-se deteriorado nas últimas semanas depois da detenção em 2016 na Turquia do pastor anglicano norte-americano Andrew Brunson e motivou a imposição por Washington de sanções punitivas a dois ministros turcos, e um aviso sobre possíveis medidas adicionais.

Na sexta-feira, Donald Trump decidiu aumentar o valor das tarifas sobre o aço e o alumínio da Turquia, acelerando a queda da moeda turca (lira), que perdeu 16 por cento face ao dólar.

Em declarações ao jornal New York Times, Erdogan avisou Washington sobre as consequências destas medidas, que podem mesmo levar Ancara a encontrar “novos amigos e novos aliados”.

“A menos que os Estados Unidos comecem a respeitar a soberania da Turquia e provem que compreendem os perigos que a nossa nação enfrenta, a nossa parceria pode estar em perigo”, afirmou o Presidente Turco.

Face à queda da lira, Erdogan anunciou, na sexta-feira, uma “guerra económica” e chamou o povo turco para a “luta nacional”, incitando à troca de moedas estrangeiras.

Em destaque

Subir