Apresentações/Novidades

Energias alternativas e SUV em plano de destaque em Frankfurt

AudiSportQuattro210A 65.ª edição do Salão Automóvel de Frankfurt já decorre, estando em plano de destaque os modelos híbridos e os ‘Sport Utility Vehicle’. Uma moda, talvez, mas que corresponde a um mercado em expansão, por isso muito apetecível para a maioria dos 40 construtores representados no certame.

Mas se os SUV são uma moda, as energias alternativas parecem ter vindo para ficar, com uma quantidade razoável de modelos elétricos e híbridos, com ênfase à autonomia, dada a falta de estruturas de recarga.

E neste capítulo haverá que destacar algumas propostas feitas pela Audi incorporando as tecnologias híbridas na sua gama de compactos A3, chegando mesmo às versões mais desportivas S3.

AudiSportQuattro1A grande vedeta da marca dos quatro anéis é o Sport Quattro. Um desportivo híbrido de ligar à tomada no sentido literal da palavra, cujo lançamento está previsto apenas para 2016, e cujo preço deverá superar os 200 mil euros.

Contrariamente ao Sport Quattro original, equipado com um motor turbo cinco cilindros de 300cv, este novo modelo conta com um sistema ‘plug-in’ (de ligar à tomada). Combina um motor a gasolina 4.0 TFSi V8 (o mesmo que equipa a carrinha RS6) com 560 cv e um motor elétrico que oferece mais 150 cv, passando a potência combinada para uns eloquentes 700 cv.

Exteriormente o novo Sport Quattro surge como um evolução do ‘concept’ com o mesmo nome revelado há três anos, expondo uma proeminente grelha, difusores, cavas das rodas musculadas e uma traseira mais inclinada. As jantes de 21 polegadas conferem um visual mais agressivo.

Concorrente do BMW i8 – também apresentado em Frankfurt – o novo Audi Sport Quattro não prescinde de um desempenho desportivo, anunciando uma aceleração de 0 a 100 km/h em somente 3,7 segundos e uma velocidade máxima acima dos 305 km/h.

A solução híbrida permite-lhe também um consumo médio abaixo dos 3 litros aos 100 km, na primeira centena de quilómetros e emissões de CO2 de 58g/km.

Obviamente que grande parte das atenções no espaço da Audi em Frankfurt se vão desviar para o Nanuk. Um modelo desportivo concebido em colaboração com a Ital Design, a empresa de design adquirida pelo grupo Volkswagen e que para além visual agressivo e dimensões de ‘crossover’ tem outros predicados.

AudiNanukBasta atender ao ‘coração’ que mora sob o capot posterior. Um novo motor central V10 TDi de 5 litros com uma potência anunciada de 551 cv, que está ao nível do projeto original, surgido anteriormente no protótipo Giugiaro Parcour.

Os 304 km/h de velocidade máxima anunciada são apenas o resultado de uma obra de engenharia que se destaca também pela transmissão integral quattro acoplada a uma caixa de velocidades de dupla embraiagem S-Tronic, que foi redesenhada para poder suportar o desempenho do conjunto.

Apesar dos seus 1900 kg, o Nanuk é capaz de chegar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos, com um consumo abaixo dos 8 litros a cada centena de quilómetros, sendo o nível da carroçaria controlado e variável consoante as condições da estrada, graças ao recurso à última geração da suspensão adaptativa pneumática.

Depois há jantes de 22 polegadas em pneus 235/50 à frente e 295/45 atrás e os travões em carbono e cerâmica, bem como uma direção ativa que permite às rodas posteriores virar no sentido oposto ao da direção a baixa velocidade de modo a permitir melhorar a manobrabilidade.

Com uma distância entre eixos de 2,710 metros, por uma largura de 1,990 e 1,337 metros, o Nanuk possui um chassis em alumínio ‘space frame’ com painéis da carroçaria revestidos em fibra de carbono reforçada com poliéster.

Em destaque

Subir