Ciência

Foi encontrada a razão para falarmos com os cães como se fossem bebés

A academia científica ‘The Royal Society’ descobriu a razão pela qual falamos “à bebé” com os cahorros.

Foram publicados novos estudos no ‘The Royal Society’ que descodificaram pela primeira vez a fala dos donos para com os seus cachorros. Os cientistas afirmam que os animais respondem mesmo de volta.

Este estudo foi realizado em França e os investigadores afirmam que os cachorros reagem de forma positiva a frases como “Quem é que é um menino lindo?!”. Já o mesmo discurso não funciona com os cães adultos, que simplesmente o ignoram, de acordo com a BBC.

Os especialistas dizem ainda que a maneira como optamos por falar com os cachorros é semelhante àquela que utilizamos para falar com bebés – discurso lento e num tom mais agudo. Esta é a forma que encontramos para tentar comunicar e interagir com os “ouvintes não falantes”, isto é, que não nos respondem de volta através de palavras, mas sim por ações.

Nicolas Mathevon, professor na Universidade de Lyon/Saint-Etienne, na França, comprova que o discurso que usamos com o nosso animal de estimação é igual ao que utilizamos com os bebés, uma vez que o objetivo é atrair a sua atenção e ensinar-lhes a nossa língua.

O professor explicou ainda que se “descobriu que os cachorros são muito reativos ao discurso do seu dono, especialmente caso não exista outro tipo de interação, como o contato visual”.

Foi necessário apenas uma gravação do dono a dizer frases como “Olá querido, anda cá, quem é um menino lindo?” para o teste se realizar, que foi passada numa sala com cães de várias idades.

De seguida, foi comparada a reação dos animais com uma gravação de discurso em tom normal. Pela reação dos cães, entendeu-se que apenas os cachorros mais jovens reagem de maneira diferente a um e outro discurso.

O estudo acrescenta ainda que a forma como falamos com os cães mais jovens é influenciado pela “cara fofa de bebé” que vemos neles, de acordo com a BBC. É esta visão que faz com que o nosso discurso seja igual para os cães e bebés, isto porque sentimos a necessidade de cuidar e protege-los.

Em destaque

Subir