Economia

Emprego: Banco UBS despede 3500 funcionários em programa de redução de custos

O banco UBS vai suprimir 3500 postos de trabalho, ao abrigo de um plano de contensão de despesa, apresentado em julho, que permite uma poupança anual de 2000 milhões de francos suíços, ou 1,76 mil milhões de euros.

Perante um quadro de quebra de lucros e revisão em baixa das perspetivas de crescimento, os suíços do UBS não encontraram alternativa e vão avançar com um programa de despedimentos e de saídas de funcionários por mútuo acordo.

Esta medida representa uma inversão na política do banco, que nos últimos anos tem contratado trabalhadores em grande escala. No entanto, uma antevisão dos tempos que se avizinham levaram o banco a despedir trabalhadores, um pouco à semelhança dos seus concorrentes.

A redução de pessoal desta instituição já tinha sido anunciada em julho, quando foram apresentados os resultados relativos ao segundo trimestre de 2011. Em comparação com o primeiro trimestre, verificou-se uma quebra, de 2,2 mil milhões de francos suíços, para 1,7 mil milhões.

No terceiro trimestre, o UBS prevê uma queda igualmente acentuada e está a tomar já medidas, preparando o terreno para as condições de mercado adversas que se adivinham.

Em destaque

Subir