Nas Notícias

Em Óbidos nasceu a Vila Literária e no Brasil adoptar animais dá descontos nos impostos

obidos3

Esta semana proponho algo diferente do que é habitual neste meu/vosso espaço. Trago-vos duas notícias que chamaram a minha atenção mas que, na minha opinião, não foram suficientemente divulgadas pela imprensa. Primeiro vamos até Óbidos para vos dar conta de algo que deixará em êxtase todos os amantes da leitura. Mas logo de seguida fazemos uma visita até ao Brasil para saber todos os detalhes desta lei inédita que promete dar muito que falar num futuro próximo!

Comecemos por Óbidos. O projecto “Óbidos Vila Literária” teve início em Novembro de 2011 e tem por base duas componentes distintas. Uma delas é a oferta de livrarias (com sede em locais tão excêntricos como a Igreja de Santiago), a outra é a realização de festivais literários, nacionais e internacionais. Deste modo serão reunidos numa só vila todos os títulos disponíveis em português.

Das onze livrarias constantes do plano original sete já se encontram abertas ao público. E isto só foi possível devido à profusão de espaços disponíveis (algo, aliás, que torna Óbidos num local com características únicas para um projecto desta envergadura). Estão assim disponíveis para receber a sua visita ‘O Bichinho de Conto’, ‘A Grande Livraria de Santiago’, a Loja do Museu Abílio, a Loja do Museu Municipal, a Galeria Nova Ogiva, o Mercado Biológico e o Centro de Design de Interiores.

Mas se já não bastasse a genialidade da ideia todo o projecto está extremamente bem montado. E porque digo isto? Porque os espaços foram organizados de forma a serem complementares entre si. Ou seja, não vai encontrar os mesmos livros em espaços diferentes ou livros em locais onde não fazem sentido estar inseridos. Quer um exemplo? Nas galerias de arte vai encontrar livros de arquitectura e artes performativas assim como na escola primária “O Bichinho de Conto” vai encontrar livros infantis e juvenis. Parece algo óbvio mas se este pequeno-grande detalhe não fosse tido em conta todo o projecto poderia não ser tão eficaz.

Mas este projecto é verdadeiramente surpreendente pela vitalidade que possui, senão repare o caro leitor: na Vila Literária já existem, actualmente, mais livros em português do que em todas as livrarias portuguesas juntas! Mas para além das obras na língua que é de todos nós é também possível encontrar livros em inglês, espanhol, italiano, alemão e em mais umas largas dezenas de línguas.

Mas para além de fantástico este projecto é também viável economicamente. Os turistas que visitam estes espaços têm feito questão de demonstrar o seu apoio: actualmente a Vila Literária já alcançou quase os 80 mil euros, o que dá uma média de 13€ gastos por visitante. Basta, portanto, que cada visitante compre um livro (ou dois, dependendo do preço obviamente) para que este projecto continue a fazer história.

Esta é uma excelente prova de que quando as várias entidades e personalidades se unem em torno de um objectivo comum tudo é possível. A Câmara Municipal está assim de parabéns pois conseguiu reunir em seu redor os apoios e as parcerias certas. E graças a esse fantástico trabalho nasceu este projecto único, e verdadeiramente surpreendente, que certamente irá conquistar todos os que, como eu, se assumirem enquanto seres humanos viciados em livros.

A segunda notícia que prendeu a minha atenção leva-nos até ao Brasil, mais concretamente até Araquari, estado de Santa Catarina. Para além de possuir um nome invulgar esta terra tem agora uma lei que vai agradar a todos os portugueses, principalmente aos amantes dos animais.

Neste estado brasileiro, todos os moradores que a partir de Julho adoptarem animais abandonados vão beneficiar de descontos nos impostos de habitação (neste caso no Imposto Predial e Territorial Urbano – ou IPTU como é conhecido).

{loadposition inline}Esta é a altura em que nós perguntamos: “A ideia parece excelente, mas qual é a contrapartida? O que ficamos nós a perder com isto?”. E aqui é que reside a magia desta medida: não existe contrapartida nenhuma! E não deixa de ser curioso que antes de pensarmos no quão genial é esta medida queremos saber de que modo ficaremos nós a perder com ela.

Mas voltando à notícia que pode revolucionar o mundo (pelo menos o mundo dos animais abandonados) é importante referir que a lei será aplicada em colaboração com uma organização não-governamental de protecção dos animais que tem sede em Araquari. Sendo que esta ficará responsável por conhecer os interessados em adoptar animais e em vacinar os mesmos antes de os entregar às respectivas famílias. Esta lei é tão perfeita que até pensaram na segurança dos animais: estão previstas visitas periódicas às casas destas famílias a fim de assegurar que o animal se encontra de boa saúde, bem tratado e totalmente adaptado ao espaço e às pessoas que o acolheram. Mas ainda há mais! Se for verificado que os animais foram vítimas de maus -tratos os benefícios fiscais são automaticamente suspensos. É caso para dizer que estes senhores pensaram mesmo em tudo!

Segundo a imprensa brasileira ainda não é conhecido qual será o desconto que estes cidadãos vão usufruir, contudo é esperado que o mesmo se encontre entre os 25% e os 50%! Sim, leu bem, cinquenta porcento, metade da despesa total. E se por um lado adoptar um animal acarreta vários custos por outro essa família poupará uma elevada quantia de dinheiro no referido imposto. Como tal basta reconduzir esse valor (ou parte dele) para o animal em causa e certamente que ainda vão sobrar uns quantos reais.

O Estado de Santa Catarina merece assim aplausos e vénias da nossa parte. Não só pela coragem em tomar uma medida tão inovadora como esta mas também por ter em equação outras doze medidas em defesa dos animais que podem, muito em breve, vir a conhecer a luz do dia.

Infelizmente este tipo de boas medidas nunca chega a Portugal. Com a sorte que nós, portugueses, temos a medida ainda era aplicada ao contrário: por cada animal abandonado que adoptássemos tínhamos de pagar um imposto extra no valor de vinte e três salários mínimos. E espero que ao dizer isto não lhes tenha dado nenhuma ideia mirabolante.

Tudo aquilo que for feito em prol dos animais deve ser valorizado e, tanto quanto possível, replicado. Este é um desses casos. Ganha o governo do Estado de Santa Catarina (mais que não seja em publicidade e boa imagem, tão importantes para o turismo, por exemplo), ganham os cidadãos, ganha esta ONG e mais importante do que tudo…ganham os animais. Isto sim, é uma lei que nos devolve a esperança num futuro melhor.

Pena que este tipo de notícias não abra telejornais nem faça manchete nos jornais diários/ semanais portugueses.

Boa semana.

Boas leituras.

Em destaque

Subir