Nas Notícias

Eleições europeias: Livre é um partido e pode concorrer

rui tavares 210rui tavaresÉ oficial: o Livre é um partido político. O Tribunal Constitucional notificou hoje o movimento liderado por Rui Tavares de que está oficialmente legalizado. O Livre poderá apresentar candidatos para as eleições ao Parlamento Europeu, agendadas para 25 de maio.

O Livre está, a partir de hoje, livre para concorrer a qualquer eleição em Portugal. O Tribunal Constitucional (TC) confirmou que a nova força política está oficialmente legalizada como partido.

Foi o próprio partido, como a partir de hoje pode ser designado, a confirmar ter recebido a notificação do TC.

Numa mensagem publicada no site oficial, o Livre manifestou a “grande satisfação” pela legalização de um movimento que se assume como um espaço “de liberdade, da esquerda, da Europa e da Ecologia”.

Afirmando-se um espaço para debater “a Europa”, o novo partido está legalmente habilitado a apresentar candidatos ao Parlamento Europeu.

Relembre-se que o Presidente da República anunciou, ontem, que as eleições europeias vão decorrer em Portugal a 25 de maio, um domingo.

“A preocupação com Portugal e com a crise europeia que atravessamos” tem sido um dos motes do novo partido desde o início e será, asseguram os responsáveis, uma das linhas orientadoras da ação política.

Enquanto aguarda pela legalização, o Livre definia a realização de primárias e uma lista de pré-candidatos, na qual consta Rui Tavares, um dos fundadores do partido e que foi eleito para o Parlamento Europeu nas listas do Bloco de Esquerda.

Em destaque

Subir