Nas Notícias

“Efeitos da vacinação não se sentirão antes do outono”

A Sociedade Portuguesa de Gestão de Saúde (SPGS) avisou hoje que, “na melhor das hipóteses”, os efeitos da vacinação contra a covid-19 não serão sentidos “antes do outono”.

“Embora a vacinação se inicie no concreto no decorrer deste mês, os efeitos benéficos da mesma não se sentirão na comunidade seguramente antes do outono na melhor das hipóteses”, adiantou o organismo.

A campanha de vacinação já começou, mas ainda só chegaram duas remessas da vacina de um fabricante (Pfizer), faltando certezas sobre as restantes remessas.

“A quantidade de vacinas a chegar a Portugal tem vários imponderáveis e ninguém poderá garantir o número e o momento exato da chegada das mesmas”, salientou a SGPS, insistindo na necessidade de se manter “o esforço de contenção e cuidados de acordo com as regras já conhecidas”.

Pegando na programação da campanha de vacinação, a entidade lembrou uma pessoa de 85 anos sem doença grave “só deverá ser vacinada em abril ou maio”, enquanto quem tiver 55 anos “ainda nem sequer tem data provável”.

A chegada da primeira remessa vacinas antes do fim de 2020 “foi apenas um ato simbólico”, para dar “uma luz de esperança”, pelo que não se pode alimentar a ideia de que o fim da pandemia está “já ao virar da esquina”.

“A escolha preferencial de profissionais de saúde de apenas alguns hospitais centrais para as primeiras vacinações terá sido uma estratégia do Ministério da Saúde para criar na comunidade uma dose razoável de confiança na vacinação e nunca um prémio pelo trabalho de profissionais do Serviço Nacional de Saúde na luta contra a covid-19”, frisou ainda a SGPS.

Em destaque

Subir