Nas Notícias

EDP aceita pagar 4,1 milhões de euros por contadores defeituosos

contador_eletricidadeAntónio Mexia, presidente executivo da EDP, mostrou-se disponível para pagar cerca de 4,1 milhões de euros referentes a erros em contadores defeituosos. A decisão de obrigar a empresa a compensar os consumidores tinha sido tomada pela entidade reguladora ERSE, que estima em 105 869 o número de clientes afetados.

Durante a cerimónia do lançamento da primeira pedra da nova sede da empresa, na avenida 24 de julho, António Mexia referiu-se à decisão da ERSE como “algo natural” e “totalmente compatível e em linha” com aquilo que a EDP tinha já decidido. Ou seja, compensar em 4,1 milhões de euros os mais de 105 mil consumidores afetados pelo defeito nos contadores elétricos da marca Janz.

Utilizando a analogia com os anúncios de várias marcas automóveis de recolha de veículos com problemas defeituosos, Mexia afirmou não temer que os consumidores percam a confiança na empresa. “Todos compramos carros das melhores marcas mundiais e, por vezes, [a marca] pede-nos para levar o carro [à oficina] para mudar o filtro de óleo, ou outra coisa qualquer, e não deixamos de acreditar nessa marca por isso”.

O presidente executivo da EDP fez questão ainda de referir que não irá deixar de trabalhar com a Janz, já que esta “sempre cumpriu as obrigações” e, sendo portuguesa, era dever da elétrica” proteger a indústria nacional para manter os empregos”.

A compensação aos consumidores irá ser feita de forma automática e sem necessidade de reclamação dos consumidores afetados.

Em destaque

Subir