Tecnologia

Research in Motion (Blackberry) manda cinco mil para a rua

blackberryEmpresa canadiana continua a tentar a todo o custo recuperar a estabilidade de outrora. Além do despedimento coletivo, fabricante do Blackberry adia o lançamento da nova versão do software para o smartphone.

A Research in Motion (RIM), fabricante do Blackberry, informou esta sexta-feira que vai avançar com um despedimento coletivo de cinco mil trabalhadores. Esta decisão surge no seguimento da reestruturação que a empresa canadiana tem vindo a levar a cabo desde que foram conhecidos os resultados desastrosos de 2011.

Em 2012, pelos vistos, as notícias não são melhores. Nos primeiros três meses deste ano, a RIM já tornou público que teve prejuízos de mais de 500 milhões de euros, conseguindo assim atingir os piores números da sua existência, desde 1984 portanto, ano em que foi fundada.

Esta semana os rumores em torno do futuro da companhia foram alguns, desde logo o de uma suposta divisão, da produção dos serviços, ficando uma empresa responsável pelo fabrico dos smartphones e outra responsável por prestar os serviços que esses mesmos necessitam.

Outra das possibilidades seria a venda total da companhia. Segundo o Sunday Times, empresas como o Facebook ou a Amazon até já mostraram interesse. Contudo, todos estes rumores foram para já desmentidos pela canadiana (saiba mais aqui). Resta portanto aguardar.

Ainda nesta sexta-feira, sabe-se que a RIM não vai lançar já o novo sistema operativo Blackberry 10. A empresa parece preferir primeiro organizar-se, tentar estabilizar, e depois sim apostar na renovação da sua oferta. O novo software estava previsto para 2012 mas só estará disponível nos primeiros meses de 2013.

Em destaque

Subir