Economia

Economia: Portugal em recessão há sete trimestres consecutivos

economiaA economia nacional sofreu uma contração de 1,2 por cento do PIB no segundo trimestre deste ano, face ao primeiro, e de 3,3 por cento relativamente ao período homólogo de 2011. São já sete trimestres consecutivos em recessão.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a queda do Produto Interno Bruto (PIB), em relação a mesmo período do ano anterior (3,3 por cento), é a maior registada desde 2009, e a do segundo trimestre deste ano (1,2) a segunda maior em quase dois anos consecutivos de recessão. Registou-se também uma desaceleração das exportações de bens e serviços.

A recessão (queda do PIB) do ano passado revelou-se um pouco maior do que se esperava: 1,7 por cento (o INE, que a tinha revisto em baixa, estimava que o valor da quebra seria de 1,6 por cento).

São já sete trimestres consecutivos em que o PIB cai, com valores a oscilar entre -0,1 por cento, no primeiro deste ano, e -1,4 por cento, no último do ano passado.

A recessão já se havia agravado antes, nomeadamente nos meses em que se sentiu o efeito do imposto especial taxado sobre o subsídio de Natal da maioria dos trabalhadores.

Em destaque

Subir