Tecnologia

Marte receberá primeiros concorrentes de ‘reality show’ em 2023

marte 1Uma empresa holandesa pretende filmar um ‘reality show’ em Marte, já a partir de 2023. A ideia, designada por ‘Mars One’, consiste em fazer aterrar no “planeta vermelho” quatro astronautas encarregues de fundar uma colónia humana e transmitir, em direto, tudo o que acontece. O bilhete será só de ida e os voluntários serão escolhidos pelo público.

Lansdorp e Wielders, os dois holandeses responsáveis pela ideia, têm até a intenção de anteciparem-se à NASA na concretização do plano. Isto porque, segundo o calendário da Agência Espacial norte-americana, os primeiros humanos só deveriam aterrar em Marte em 2030.

A ambição do projeto é revelada pelos valores a ele inerentes. No total serão gastos, no mínimo, seis mil milhões de dólares.

O plano, inicialmente recebido com ceticismo, tem vindo a tornar-se cada vez mais consistente, tendo ganho, recentemente, um apoio de peso. Gerard Hooft, galardoado com o Prémio Nobel da Física em 1999, veio admitir que acredita na viabilidade do ‘Mars One’.

“A minha primeira reação foi: “isto nunca vai funcionar”. Mas um olhar mais atento ao projeto convenceu-me. Eu penso que vai ser mesmo possível”, admitiu, em declarações à AFP.

Os primeiros voluntários serão treinados durante dez anos e os quatro selecionados pelo público serão acompanhados e filmados durante todo o processo, desde a viagem à aterragem, até à construção da colónia e ao cultivo de alimentos.

O objetivo do ‘Mars One’ será enviar nove astronautas de dois em dois anos.

Em destaque

Subir