Mundo

Economia de Moçambique está em recuperação

O governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, disse hoje que a economia moçambicana está em recuperação e os principais indicadores económicos mostram sinais de retorno à normalidade, depois de um período conturbado, entre 2014 e 2016.

“Mercê das medidas de política monetária e fiscal, apraz-nos partilhar que a atividade económica melhorou o seu desempenho e está cada vez mais diversificada”, declarou Rogério Zandamela, falando na abertura do 5.º Encontro de Supervisão dos bancos centrais dos países de língua portuguesa.

Embora ainda abaixo do seu potencial, o Produto Interno Bruto (PIB) registou uma taxa de crescimento de 3,7 por cento em 2017 e 3,4 por cento no primeiro semestre deste ano.

A inflação recuou drasticamente, situando-se abaixo de 5 por cento nos últimos oito meses, e as reservas internacionais recuperaram para cerca de sete meses de cobertura de importações.

A taxa de câmbio do metical em relação ao dólar estabilizou em torno de 60 meticais, depois de ter atingido 80 meticais em 2016 e o setor financeiro moçambicano continua sólido e robusto, destacou o governador do Banco de Moçambique.

O sistema financeiro, prossegue, responde atualmente por cerca de 6 por cento do PIB.

“Ao nível do sistema financeiro, em 2017 o Banco de Moçambique levou a cabo ações tendentes a fortalecer o quadro regulamentar em vigor, garantir uma maior robustez e elevar o nível de transparência”, afirmou.

Nesse sentido, o regulador determinou o aumento do capital social dos bancos e do rácio de solvabilidade dos bancos, de 8 por cento para um mínimo de 12 por cento.

Em destaque

Subir