Nas Notícias

E.coli: Indícios dos Rebentos de soja não devem desviar atenções

As mais recentes descobertas que indiciam que os rebentos de soja estão na base dos casos de E.coli estão a preocupar as autoridades na Alemanha. Ministro teme que se desviem as atenções do essencial: os rebentos de soja são tão desaconselháveis como outras sementes germinadas, saladas cruas, pepinos ou tomates.

As mais recentes pesquisas indicam que os rebentos de soja poderão ser a razão da epidemia de E.coli, que estiveram na base da morte de 22 pessoas, sendo que 21 dos casos se deram na Alemanha. No entanto, o ministro da Saúde alemão revela que estamos perante indícios, apenas, e não provas conclusivas.

As autoridades de saúde alemã desaconselham o consumo de sementes germinadas, por razões preventivas e em resultado dos mais recentes estudos. No entanto, alertam para a possibilidade de outros vegetais serem potencialmente perigosos.

“Dispomos de indícios de que uma empresa é a fonte da infeção, mas só com os exames de laboratório poderemos ter certezas absolutas”, disse o ministro da Saúde, Daniel Bahr, ao canal ARD.

A empresa de que o ministro fala situa-se em Uelzen e comercializa sementes germinadas, utilizadas em saladas e para consumo na Alemanha, essencialmente, mas também noutros países da Europa e do Oriente.

Enquanto não houver certezas absolutas sobre a origem da bactéria E.coli, todos os vegetais são desaconselhados: rebentos de soja, sementes geminadas, tomates, pepinos, entre outros. Os exames serão concluídos amanhã.

Em destaque

Subir