Nas Notícias

“É vergonhoso” que Passos seja “papagaio” de Merkel, dispara Marisa Matias em Faro

marisa matiasblocoPara a eurodeputada Marisa Matias, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho é “uma espécie de papagaio da senhora Merkel”, por defender as mesmas causas que a chanceler alemã e adotar o mesmo discurso. A cabeça de lista do Bloco para as eleições europeias diz que é “vergonhoso” que Passos “não defenda o seu país” e esteja ao serviço dos mercados financeiros.

Durante as jornadas parlamentares do Bloco de Esquerda, que decorrem em Faro, Marisa Matias disparou duras críticas a Passos Coelho, acusado de repetir as mesmas ideias de Angela Merkel, chanceler alemã.

“Ter um primeiro-ministro a reproduzir todos os estereótipos que têm sido vendidos como chantagem e proferidos pelas bocas de Angela Merkel e os seus lacaios é vergonhoso”, disparou Marisa Matias, que não se deteve:

“É vergonhoso que o primeiro-ministro de Portugal não só não defenda o seu país, como ainda ache que tem de ser uma espécie de papagaio da senhora Merkel. E que venha dizer o que nós já sabemos que ela diz e que pensa”, afirmou Marisa Matias.

A eurodeputada considera que “o primeiro-ministro diga e pense o mesmo que Angela Merkel é muito grave e inaceitável”, além de “revelador daquilo que é o serviço deste primeiro-ministro e do Governo”.

A bloquista entende que Passos Coelho não está a prestar “um serviço para o país, mas antes um serviço para os mercados financeiros e para os interesses instalados”.

Marisa Matias considera que deve haver uma inversão de políticas na Europa, para que sejam eliminadas as políticas de austeridade que foram aplicadas em Portugal, nos últimos três anos, durante a aplicação do programa de ajustamento financeiro que termina agora em maio.

{loadposition pubv}Nesse sentido, o Bloco de Esquerda apresentou um projeto de resolução, que tem em vista um referendo nacional ao Tratado Orçamental europeu. Esse referendo teria uma única pergunta: “Concorda com o Tratado Orçamental?”.

“É necessário perguntar aos portugueses se estão disponíveis para mais 20 ou 30 anos de política de austeridade, semelhante à que tivemos nos últimos três anos”, sustentou Marisa Matias, eurodeputada que lidera a lista do Bloco para as eleições ao Parlamento Europeu, que decorrem também em maio.

O projeto de lei para referendar o Tratado Orçamental será apresentado hoje no Parlamento. Tratado esse que não é mais do que “a troika depois da troika”, sintetiza a eurodeputada.

Em destaque

Subir