Nas Notícias

E se o seu maço de tabaco falasse e lhe dissesse que fumar faz mal?

fumar mata 1tabaco 510Uma equipa de investigadores escoceses desenvolveu um maço de tabaco que fala, fornecendo informações no momento em que é aberto. À volta dos cigarros, está um bom conselheiro. O objetivo deste projeto oriundo da Escócia é, claro está, promover a cessação tabágica e proteger a saúde.

A cessação tabágica é um desafio que a comunidade científica abraçou. E vale tudo para tentar convencer os fumadores a deixar o hábito de fumar. Sobretudo ter ideias originais. Já imaginou abrir o maço de cigarros e ouvir uma mensagem de alerta? Segundo conta a BBC, cientistas escoceses tiveram a ideia e abraçaram o projeto, criando um maço de tabaco falador, amigo que dá bons conselhos.

No momento em que é aberto, este maço emite uma mensagem de alerta, que avisa o fumador dos perigos que corre ao colocar um cigarro na boca, bem como os efeitos do tabagismo na sua saúde, desde cancro à infertilidade, passando por outros problemas decorrentes do hábito de fumar.

Além de emitir a mensagem, o maço divulga contactos telefónicos, aos quais o fumador pode recorrer, se pretender abandonar o hábito de fumar.

A Escócia já testou esta embalagem inovadora, tentando convencer os fumadores a ouvir palavras de incentivo à cessação tabágica. Os resultados desse teste foram muito positivos e provocaram uma reflexão nos fumadores.

Os investigadores que tentam promover a saúde e combater o tabagismo tentam com outros meios atingir os mesmos fins. Poucos fumadores desconhecerão os efeitos maléficos do tabaco, mas um maço conversador pode fazer a diferença.

Em destaque

Subir