Desporto

Duas vezes Hulk em dia de festa e despedida do Sporting ao terceiro posto

fcporto_hulk1Com o Estádio do Dragão em festa, no dia de receber os campeões nacionais, Hulk foi protagonista, ao assinar os dois golos que permitiram ao FC Porto derrotar o Sporting. Os leões tentavam manter viva a esperança de alcançar o terceiro lugar, mas despedem-se da pré-eliminatória da Liga dos Campeões, em virtude da vitória do Sporting de Braga nesta ronda.

O FC Porto venceu o Sporting, com dois golos de Hulk, que chegaram perto do fim, como que duas cerejas no topo de um bolo, depois de um título já conquistado. O dragão não tinha nada a ganhar, além do prestígio de vencer um clássico, ao contrário do Sporting, que mais do que esse prestígio procurava o assalto ao terceiro lugar.

Na penúltima jornada da Liga Zon Sagres, esse sonho cai por terra, porque o Braga venceu e porque Hulk demoliu a muralha do leão, com uma grande penalidade que funciona como uma penalidade muito grande para um Sporting em crescendo, que chegou a sonhar consciente com a pré-eliminatória da Champions e com a final da Liga Europa.

Hulk deitou por terra os sonhos leoninos dentro de portas, num jogo com três expulsões – os centrais verde e brancos Onyewu e Polga, bem como o médio defensivo Fernando que saiu do relvado… a dançar.

Era noite de festa no Estádio do Dragão e deu para tudo. Antes do encontro, os jogadores receberam as medalhas de campeão, perante 50 mil adeptos em êxtase com mais um título, após um campeonato de sobressaltos, mas com uma ponta final à campeão.

As críticas ao treinador Vítor Pereira caíram no esquecimento, porque o objetivo foi alcançado. Soltaram-se gritos de euforia, em mais uma exibição bem conseguida, com os golos a tardarem, mas a chegarem, aos 83 e 89 minutos, já com o Sporting reduzido a 10 e a nove unidades, em cada um dos tentos de Hulk.

O brasileiro foi o homem da noite e pode ter dito adeus ao Estádio do Dragão. O campeonato português começa a ser pequeno de mais para o incrível. E o FC Porto precisa de um encaixe que reponha os milhões que se perderam na Champions.

O Sporting de Sá Pinto falha a meta do terceiro posto, num final de campeonato em crescendo. Os ecos do golo do Braga, no Minho, fizeram-se ouvir no Dragão e os rugidos do leão silenciaram-se antes do final de um jogo vivido, sobretudo, nas bancadas.

O campeonato ainda não terminou – resta uma jornada – mas os três lugares de topo estão determinados: FC Porto (campeão e qualificado para a Liga dos Campeões), Benfica (vice-campeão e qualificado para a Liga dos Campeões) e Sporting de Braga (qualificado para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões) fecham o pódio.

Em destaque

Subir