Nas Notícias

Dia da Mãe assinalado com um google doodle em Portugal

doodle_dia_maeDia da Mãe comemora-se hoje, primeiro domingo de maio, em Portugal e em alguns países do mundo. A homenagem às mães é assinalada com um google doodle, na página principal do maior motor de busca.

O Dia da Mãe festeja-se hoje em Portugal, que homenageia as mães no primeiro domingo do mês de maio. Hoje, dia 6, lembram-se as mães e presta-se uma homenagem. 

Um doodle da Google assinala a efeméride. São as tecnologias da informação a manter vivas tradições mitológicas, que têm origens na Grécia antiga, no dia de entrada da primavera, motivo para celebrar Reia, mãe dos deuses.

Depois da Antiguidade Grega, o Dia da Mãe passou a ser comemorado em Inglaterra, no século XVII. O quarto domingo da Quaresma era dedicado às mães operárias daquele país.

Era o ‘Mothering Day’, que concedia às mães uma folga, permitindo-lhes estar junto dos seus filhos. A celebração adquiriu um caráter mais festivo, naquele país, com o ‘mothering cake’ bolo do Dia da Mãe.

Já do outro lado do Atlântico, nos EUA, a criação do Dia da Mãe surge em 1872, depois de uma sugestão da escritora Julia Ward Howe, que pretendia homenagear a maternidade.

A sul, no Brasil, o Dia da Mãe celebra-se oficialmente a partir de 1932, sendo que o Presidente Getúlio Vargas definiu o segundo domingo de maio como o ‘Dia das Mães’ – o nome do dia de homenagem às mães, naquele país.

Por iniciativa do cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro, D. Jaime de Barros Câmara, pretendeu-se que essa data fizesse parte do calendário oficial da Igreja Católica. Corria o ano de 1947.

Já em Portugal, o Dia da Mãe teve duas datas distintas. Durante muitos anos, assinalou-se a 8 de dezembro, dia da Nossa Senhora da Conceição – muitas mães continuam a apontar essa data como “o verdadeiro Dia da Mãe” – sendo que mais tarde passou a ser festejado no primeiro domingo de maio. Tal como Portugal, também Espanha, Cabo Verde, Moçambique, Angola, Lituânia e Hungria comemoram o Dia da Mãe hoje.

Outra teoria aponta o início da comemoração do Dia da Mãe, no século XX, num episódio de uma jovem norte-americana que perdeu a mãe e entrou em profunda depressão.

Annie Jarvis gerou grande consternação e sofrimento nas suas amigas, que quiseram perpetuar a memória da sua mãe com uma festa. Jarvis quis que todas as mães fossem alvo daquela homenagem, quer estivessem vivas ou mortas.

A comemoração começou por ser local, mas ano após ano acabou por se propagar pelos Estados Unidos, sendo que o Presidente norte-americano Woodrow Wilson definiu, em 1914, que 9 de maio seria o dia oficial.

Muitos países, tal como Portugal, celebram em datas móveis. Outros têm datas fixas e outros ainda deixaram de o comemorar o Dia da Mãe. É o caso de Israel, que substituiu o Dia da Mãe pelo Dia da Família. Portugal mantém o primeiro domingo, sendo que um google doodle funciona como homenagem a todas as mães do mundo, quer estejam vivas ou mortas.

Em destaque

Subir