Filipe Albuquerque esteve melhor na jornada do Campeonato Alemão de Carros de Turismo que este domingo se realizou na Moscovo Raceway do que nas etapas anteriores, mas voltou a terminar fora dos pontos, acusando bastante a sua modesta posição de largada.
Numa pista muito curta, com pouco mais de dois quilómetros de extensão e poucas zonas de ultrapassagem, arrancar da 13.ª posição revelou-se um ‘handicap’ difícil de superar por parte do piloto português da Audi. Só uma estratégia fora do comum poderia permitir-lhe chegar aos pontos.
Mas como o andamento dos seus Audi não tem sido um forte do Team Rosberg – que não conseguem os congéneres da Phoenix e da ABT –, Albuquerque acabou por não conseguir progredir na classificação, ainda que em diversas fases da prova tenha conseguido rodar ao ritmo de alguns adversários à sua frente.
“Fiz tudo o que estava ao meu alcance. A estratégia definida foi a mais acertada mas infelizmente confrontamo-nos com falta de andamento. O carro não dava mais e isso fez-me perder terreno”, desabafou Albuquerque no final da prova.
“Estou contente com o meu trabalho. Era impossível fazer mais. A equipa vai agora analisar o porquê da falta de andamento. Claro que gostava de ter pontuado, mas infelizmente ainda não conseguimos a sintonia ideal entre performance e estratégia”, concluiu o piloto de Coimbra.
A frustração de Filipe Albuquerque contrasta com o bom desempenho dos Audi das outras equipas, já que Mike Rockenfeller somou mais um triunfo diante de Mattias Ekstrom e ficou bem colocado para discussão do título com Bruno Spengler, que teve na Rússia um dia para esquecer ao terminar numa das últimas posições.
Augusto Farfus salvou o dia da BMW com a subida ao último lugar do pódio, depois de ter chegado à terceira posição na fase final da corrida, quando ultrapassou Adrien Tambay no último ‘pit stop’ do francês da Audi, uma das boas surpresas da corrida moscovita.
Classificação
1.º Mike Rockenfeller (Audi RS5 DTM) 1h14m38,512s
2.º Mattias Ekstrom (Audi RS5 DTM) + 1,303s
3.º Augusto Farfus (BMW M3 DTM) + 11,393s
4.º Adrien Tambay (Audi RS5 DTM) + 12,275s
5.º Gary Paffett (Mercedes C AMG) + 17,495s
6.º Jamie Green (Audi RS5 DTM) + 18,704s
7.º Joey Hand (BMW M3 DTM) + 19,363s
8.º Dirk Werner (BMW M3 DTM) + 26,117s
9.º Timo Scheider ( Audi RS5 DTM) + 34,184s
10.º Christian Vietoris (Mercedes C AMG) 41,331s
…
13.º Filipe Albuquerque (Audi RS5 DTM) + 44,443 s