Tal como em provas anteriores, Filipe Albuquerque sentiu grandes dificuldades na qualificação para a corrida do Campeonato Alemão de Carros de Turismo, que este domingo se disputa no circuito de Moscovo Raceway, não indo além da 13.ª posição na grelha de partida.
O piloto português da Audi até mostrou rapidez na primeira sessão de qualificação, ao conseguir o terceiro tempo, mas depois na segunda não logrou fazer uma volta perfeita, o que o impediu de chegar à Q3.
“Estamos todos muito próximos e um pequeno detalhe faz toda a diferença. Foi o que aconteceu na qualificação 2. Mas ainda assim continuamos com um bom ritmo. Voltamos a estar rápidos e isso é um fator importante”, afirmou Albuquerque, que se adaptou ao traçado russo, que desconhecia por completo. Para a corrida o piloto de Coimbra mantém os seus objetivos: “Somar os primeiros pontos da época. Sair de 13.º não é uma tarefa fácil, mas acredito que uma boa estratégia, aliada ao bom andamento, ajude a alcançar o nosso objetivo”.
A ‘pole position’ foi conseguida por outro piloto da Audi, Mike Rockenfeller, mas conseguindo-o apenas na terceira qualificação, já que o presidente russo, Vladimir Putin, decidiu fechar o espaço aéreo sobre o circuito uma vez que iria voar sobre ele, e sem o helicóptero do médico poder voar teve de se cancelar a quarta sessão.
Deste modo foram os tempos da Q3 a ditar as 12 primeiras posições da grelha, colocando Rockenfeller à frente de Mattias Ekstrom, ditando uma primeira fila totalmente Audi, relegando os BMW de Augusto Farfus e de Bruno Spengler para a segunda.
A Mercedes foi quem se saiu pior, uma vez que o seu melhor piloto, Gary Paffett, não foi além do sétimo tempo, à frente dos seus jovens companheiros de marca, Pascal Wehrlein e Daniel Juncadella.
Resultado da qualificação
1.º Mike Rockenfeller (Audi RS5 DTM) 58,423s
2.º Mattias Ekstrom (Audi RS5 DTM) 58,604s
3.º Augusto Farfus (BMW M3 DTM) 58,677s
4.º Bruno Spengler (BMW M3 DTM) 58,698s
5.º Jamie Green (Audi RS5 DTM) 58,749s
6.º Dirk Werner (BMW M3 DTM) 58,779s
7.º Gary Paffett (Mercedes C AMG) 58,831s
8.º Pascal Wehrlein (Mercedes C AMG) 58,843s
9.º Daniel Juncadella (Mercedes C AMG) 58,985s
10.º Christian Vietoris (Mercedes C AMG) 59,038s
…
13.º Filipe Albuquerque (Audi RS5 DTM) 59,914s