Nas Notícias

“Dr. House” ajuda médico alemão num diagnóstico que salvou uma vida

dr house 210dr houseH. F. Schaefer tornou-se no “Dr. House” da Alemanha ao salvar um doente que apresentava um quadro clínico “estranho”. Foi graças a um dos episódios da série que o médico alemão chegou a diagnóstico que se tornou decisivo: intoxicação por cobalto.

Um diagnóstico feito por uma personagem de uma série de ficção televisiva foi decisivo num caso real. Perante um paciente com um quadro clínico “estranho”, o médico H. F. Schaefer inspirou-se no “Dr. House” e lembrou-se de uma hipótese que o tempo veio a comprovar estar correta: o doente sofria de intoxicação por cobalto.

Apesar de ter ocorrido em maio de 2012, num hospital da cidade de Marburg, só hoje é que a revista The Lancet divulgou o caso. Um paciente, com 55 anos de idade, deu entrada com uma insuficiência cardíaca grave, febre e surdez, estando quase cego. O historial clínico não apresentava qualquer situação a nível cardíaco e apenas referia a existência de duas próteses no quadril.

O médico encarregue do caso, H. F. Schaefer, lembrou-se de ter visto um episódio da série “Dr. House” que apresentava sintomas semelhantes. Tratava-se do 11.º episódio da sétima temporada, que o hospital havia transmitido numa ação de formação: a personagem interpretada por Hugh Laurie diagnostica uma intoxicação por cobalto que era provocada por uma prótese com defeito.

H. F. Schaefer reviu o caso e concluiu pelo mesmo diagnóstico. Os exames vieram a comprovar que o “Dr. House” alemão estava certo: o paciente apresentava elevados e preocupantes níveis de cobalto e crómio no sangue, que tinham origem numa prótese defeituosa que tinha sido implantada no quadril esquerdo.

A substituição da prótese fez com que o paciente, passado um ano, não apresentasse febre nem inflamação no esófago. Quanto à surdez e à cegueira, o homem melhorou “ligeiramente”, mas abaixo do que o médico antecipou.

Em destaque

Subir