Tecnologia

Doodle: Google homenageia o matemático Pierre de Fermat

Pierre de FermatHoje, no motor de busca da Google está patente o ‘Último Teorema de Fermat’, em comemoração do 410º aniversário de nascimento do matemático francês Pierre de Fermat.

A equação que traduz o teorema, Xn + Xn≠ Zn , sendo n maior do que dois, foi formulada pelo cientista no século XVII, na margem de um livro, onde ele deixou o seguinte recado: “descobri uma prova verdadeiramente maravilhosa para este teorema, mas esta margem é demasiado pequena para mostrá-la”.

Este teorema teve lugar no Livro dos Recordes do Guinness por ser o problema de matemática mais difícil, lê-se no site ‘Pontuaki’. Só passados três séculos, em 1995, é que o matemático britânico Andrew Wiles conseguiu demonstrar este teorema, pois ninguém lhe conseguia dar uma solução correta.

Fermat era advogado, mas nunca abandonou a sua paixão pela matemática. Além deste teorema, o cientista criou a geometria analítica, debruçou-se sobre a refração da luz e ótica, pesquisou o peso da Terra e, através de troca de correspondência com Pascal, teve influência direta na teoria da probabilidade.

Em destaque

Subir