Nas Notícias

Governo trava novas parcerias público-privadas na saúde

O novo executivo não irá avançar com novas parcerias público-privadas (PPP) na área da Saúde. A garantia foi dada por  Macedo, o novo ministro da tutela, durante uma visita oficial ao Hospital Amadora-Sintra.

A palavra de ordem no ministério da saúde é “reavaliação”. É esta, pelo menos, a intenção do novo ministro quanto ao futuro das novas parcerias público-privadas (PPP). Numa visita ao Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra), Paulo Macedo assumiu que os planos do executivo para a saúde no âmbito das PPP são “reavaliá-las e para já não pensar em novas”.

As prioridades vão estar, assim, segundo o governante, concentradas na eficiência e contenção de custos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que Paulo Macedo considera essenciais para a sustentabilidade dos serviços. Foi esta, pelo menos, a ideia que o ministro sublinhou em declarações à agência Lusa: “Para já estamos concentrados em aumentar a eficiência do SNS, em trabalhar com profissionais de saúde para ver como é que, com a redução de custos, podemos manter o essencial que é servir estas pessoas todas”.

Ainda assim, Paulo Macedo aproveitou para ressalvar que a contenção dos custos deverá ter em conta as necessidades particulares de cada serviço e de cada região. “As reduções de custos são importantes, mas estão sempre subjacentes e relegadas ao serviço que temos de fazer”, afirmou o ministro.

Esta visita ao Hospital Amadora-Sintra insere-se num conjunto de visitas a unidades saúde que o ministro tem efetuado para se inteirar da sua realidade, do estado das urgências, e de quais as caraterísticas específicas de cada unidade e das suas populações.

Em destaque

Subir