Mundo

Dois mortos e oito feridos em escaramuças na fronteira entre a Índia e o Paquistão

Dois militares indianos morreram e oito civis ficaram feridos na sequência de um ataque de soldados paquistaneses a diversos postos de controle da fronteira entre a Índia e o Paquistão, revelaram hoje as autoridades indianas.

O incidente ocorreu apenas duas semanas após os dois países terem decidido levar finalmente à prática o acordo de cessar-fogo assinado em 2003.

Ambos os países comprometeram-se a respeitar agora esse acordo, como forma de acabar com as escaramuças frequentes na zona fronteiriça de Cashemira. Mas os incidentes de hoje já foram denunciados pela Índia como “uma clara violação” do cessar-fogo.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Paquistão, desde o início de 2018 foram detetadas mais de cem violações do acordo de cessar-fogo na fronteira com a Índia.

Na sequência destas violações ao acordo de cessar-fogo, perderam a vida mais de 20 cidadãos paquistaneses, na sua maioria civis.

Pelo seu lado, a Índia diz que 25 civis e 18 soldados foram mortos este ano em mais de 800 ataques iniciados pelo Paquistão.

A Índia e o Paquistão têm desde 1947 um longo historial de incidentes por causa de Cashemira, cujo território ambos reclamam.

Em destaque

Subir