Nas Notícias

Doente salvo com injeção de álcool no coração que corrigiu taquicardia

coracao1Uma equipa de médicos tratou uma taquicardia ventricular com uma injeção de álcool num vaso sanguíneo. Um paciente de 77 anos pôde assim recuperar os batimentos cardíacos normais. Trata-se de um procedimento pouco convencional, realizado no Bristol Heart Institutemas, que apresentou os resultados esperados.

Esgotados os procedimentos normais para este tipo de problema cardíacos, os médicos do Bristol Heart Institute decidiram avançar para uma técnica inovadora, que consistiu numa injeção de álcool no paciente. O britânico Ronald Aldom, que conta 77 anos, reagiu de forma muito positiva ao tratamento.

Aldom padecia de uma taquicardia ventricular, que consiste num batimento desregulado e acelerado do batimento cardíaco, a partir do ventrículo. Se não fosse tratado, este problema representaria perigo de vida. O coração de Ronald Aldom era uma verdadeira bomba relógio.

E depois de tratar o problema da forma normal e sem sucesso, os médicos decidiram avançar para uma injeção de álcool nas artérias que fazem a irrigação do coração. O resultado foi um ataque cardíaco sob controlo médico, que anula as funções do ventrículo afetado. Assim, torna-se possível eliminar os batimentos cardíacos incorretos e evitar os efeitos da taquicardia ventricular.

Essa injeção de álcool no coração de Ronald Aldom foi feita com recurso a um cateter, colocado na região da virilha e conduzido até ao coração, onde é feita a deteção da origem da taquicardia. O cateter introduz o álcool no ventrículo, provocando uma lesão que não tem efeitos maléficos e, pelo contrário, permite recuperar o batimento cardíaco correto.

Em destaque

Subir