Mundo

Mandela recupera “o suficiente” para receber alta hospitalar e regressar a casa

nelson mandelaNelson Mandela, ex-Presidente sul-africano, já recebeu alta hospitalar e foi autorizado a regressar a casa, em Joanesburgo. Embora não esteja “totalmente recuperado”, os médicos consideram que melhorou “o suficiente” para deixar o hospital, adianta o porta-voz do Governo.

Nelson Mandela, antigo Presidente da África do Sul, já deixou o hospital em Pretória, onde esteve internado desde que, a 8 de dezembro, apresentou o ressurgimento de uma infeção pulmonar. Segundo o porta-voz do Governo, Mac Maharaj, o ex-chefe de Estado “ainda não está totalmente recuperado”, mas os médicos adiantaram que melhorou “o suficiente” para não ter de continuar internado.

“Ele está suficientemente bem para ir para casa”, complementou Mac Maharaj, revelando que a alta hospitalar foi concedida ontem. Depois da infeção pulmonar, que os médicos consideram ser uma sequela da tuberculose que contraiu na prisão (onde passou 27 anos), ‘Madiba’, como é conhecido pelos sul-africanos, foi ainda operado para remover cálculos da vesícula.

No dia de Natal, o atual Presidente, Jacob Zuma, visitou o Prémio Nobel de 1993 no hospital e, à saída, admitiu as melhoras de Mandela. Um dia depois, o antigo Presidente foi autorizado a regressar a casa, nos arredores de Joanesburgo.

Em destaque

Subir