Mundo

Doença desconhecida já matou 61 crianças no Camboja e coloca OMS em alerta

crianca_fomeA morte de 61 crianças no Camboja, vítimas de uma doença desconhecida, colocou a Organização Mundial de Saúde (OMS) em alerta. Em parceria com as autoridades de saúde do país, os profissionais de saúde tentam detetar a origem da doença misteriosa.

Um especialista da Organização Mundial da Saúde (OMS) revela que ainda não é possível determinar se se trata de uma associação de diversas doenças já conhecidas, ou se as crianças do Camboja estão a ser vítimas de uma doença que os médicos não conhecem.

Certo é que já morreram 61 crianças, todas vítimas desta doença misteriosa, que desde abril levou às camas dos hospitais 62 crianças. Os médicos não sabem também se existe a possibilidade de a doença estar a ser transmitida a outras pessoas. Neste momento, o fenómeno é totalmente desconhecido da comunidade médica do Camboja.

Os doentes apresentam um quadro de febre elevada, problemas respiratórios que se agravam rapidamente. Também são registados, de acordo com a OMA, outros problemas de saúde, como sintomas neurológicos desconhecidos, em alguns pacientes.

Nima Asgari, médica da OMS em Phnom Penh, revelou nesta quinta-feira que os profissionais de saúde estão a analisar os registos médicos das vítimas e todo o seu passado clínico para tentar determinar se o problema é uma combinação de doenças conhecidas, ou uma nova doença.

Em comum, os pacientes apresentam a idade. E essa é a única certeza: as crianças têm menos de 10 anos. Não se trata de um fenómeno localizado numa região, apesar de só ter sido verificado no Camboja. Ou seja, os pacientes residem em províncias no sul e no centro do Camboja.

As autoridades sanitárias do Camboja continuam a procurar a causa da misteriosa doença. Os casos ocorreram nos hospitais de 14 províncias, quase todos localizados no sul do Camboja. Os países vizinhos já foram alertados e as autoridades de saúde não perspetivam decifrar este enigma tão cedo.

Em destaque

Subir