Motociclismo

Doença afasta Jonas Folger das pistas em 2018

A temporada 2018 do MotoGP sofreu a sua primeira ‘baixa’. Isto porque foi diagnosticado síndroma de Gilbert a Jonas Folger, um dos pilotos da equipa Tech3 Yamaha. O piloto alemão ascendeu à classe ‘rainha’ do motociclismo mundial em 2017 e marcou vários pontos no começo da temporada, destacando-se o seu duelo pela vitória com Marc Marquez na Alemanha, onde viria a terminar em segundo.

No Grande Prémio da Grã-Bretanha Folger sofreu um acidente nos treinos, que o obrigou a parar, regressando depois em Aragon, onde sofreu nova queda nos treinos.

Jonas Folger ainda voou para o Japão para iniciar a ronda de provas fora da Europa, mas acabaria por adoecer e regressar à Alemanha, onde lhe foi diagnosticada síndrome de Gilbert. Apesar de “uma completa desintoxicação e limpeza do organismo”, a recuperação do piloto germânico não foi suficiente para que possa regressar às pistas na próxima temporada.

É incrivelmente triste ter de dizer isto, mas não vou correr no MotoGP em 2018. Não fui capaz de recuperar o que esperava, e neste momento não me sinto capaz de guiar a cem por cento a moto. Gostaria de agradecer a todos, especialmente à equipa Monster Yamaha Tec3, à Yamaha no Japão e aos patrocinadores todo o apoio e compreensão demonstradas. Espero regressar um dia”, afirmou Folger em comunicado.

Hervé Poncheral, diretor da equipa Tech3 Yamaha, foi informado da decisão logo que ela foi tomada e antes dos ‘media’ o saberem, e inicialmente não queria acreditar que não poderia contar com o piloto alemão para 2018: “Recebi uma chamada de Bob Moore, o ‘manager’ do Jonas Folger. Não queria acreditar no que Bob me dizia por telefone. É muito difícil para mim não contar com ele em 2018, especialmente porque tem sido alguém em quem tenho depositado grandes esperança e tinha a certeza de que este ano iriamos tê-lo num grande nível. Respeito completamente a sua decisão, apesar de ser difícil de engolir”.

Em destaque

Subir