Mundo

Dmitri Medvedev quer “mudança radical” na aviação civil russa

Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, reagiu ao acidente que retirou a vida a 44 pessoas, ontem, após a queda de um avião em Iaroslavl. “Aviação civil vai ter de mudar de forma radical”, defendeu, apontando a redução de companhias como prioritária.

Medvedev considera que a queda do Iakovlev-42 na cidade de Iaroslavl, a 400 quilómetros de Moscovo, não foi fruto de um acaso e vai analisar um plano de medidas que têm como finalidade reduzir o número de acidentes aéreos.

O Presidente russo aponta algumas soluções, das quais se destaca “uma redução substancial” do número de companhias aéreas que operam naquele país. Algumas delas “não oferecem condições de segurança” aos passageiros.

Depois da queda desta aeronave, Dmitri Medvedev reuniu-se com responsáveis para apontar problemas, mas também para definir soluções. E esta “mudança radical” para também pela alteração de procedimentos.

As tripulações devem ter mais cuidado ao fazer testes. A qualificação das tripulações tem de merecer mais atenção por parte das companhias.

Medvedev comentou a queda da aeronave, que provocou a morte de 44 pessoas de diversas nacionalidades. “É uma grave tragédia, que deve merecer a nossa preocupação e medidas imediatas, forma transparente”, disse.

No entanto, não foi feita qualquer referência ao facto de o Iakovlev-42 ter já mais de 30 anos e ser considerado um aparelho ultrapassado, com fortes limitações técnicas.

O acidente ocorreu ontem. A maioria dos passageiros fazia parte de um equipa de hóquei no gelo, que preparava uma deslocação para mais um jogo. No entanto, o avião tocou na antena de um farol, no aeroporto, explodiu e caiu dois quilómetros mais à frente.

Em destaque

Subir