Nas Notícias

Dispositivo subcutâneo monitoriza sangue e envia resultados por bluetooth

under skinCientistas suíços criaram um dispositivo capaz de fazer uma análise ao sangue ao longo de meses. Chama-se ‘Under the Skin’ [Sob a Pele] e consiste num aparelho minúsculo, que é colocado precisamente por debaixo da pele. Os resultados são enviados por bluetooth para um telemóvel.

Um mecanismo subcutâneo inovador, criado por uma equipa de cientistas da Suíça, na Escola Politécnica Federal de Lausanne, permite fazer uma avaliação do sangue, ao longo de meses, sem necessidade de constantes picadas de seringa.

Trata-se de um aparelho minúsculo, de 14 milímetros, que é colocado debaixo da pele – fazendo jus ao seu nome original: Under the Skin. Durante meses, o aparelho está em constante monitorização do sangue, ao mesmo tempo que avalia níveis de colesterol, diabetes ou o impacto da quimioterapia, por exemplo.

A informação é recolhida pelo dispositivo, que a envia, pelo sistema bluetooh, para um telemóvel, sendo que fica acessível ao médico. O aparelho pode ser colocado em diferentes partes do corpo.

Dentro de quatro anos, o ‘Under the Skin’ estará disponível. Será capaz de detetar cinco substâncias diferentes no sangue. Trata-se do resultado pesquisas sobre sistemas de avaliação subcutânea, que estavam a ser desenvolvidas por diversos cientistas, há anos.

O dispositivo já foi testado em animais e revelou grandes graus de fiabilidade na análise ao sangue, no que diz respeito aos níveis de glicose e colesterol, entre outras substâncias normalmente detetadas e analisadas por exames sanguíneos tradicionais.

Em destaque

Subir