Nas Notícias

Diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa obrigado a ir ao Parlamento

parlamentoO diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), Casimiro Morgado, vai passar a justificar-se à Assembleia da República numa base regular. Por cada sessão legislativa terá de ser realizada uma audição, nomeadamente na comissão parlamentar de Defesa Nacional.

“Fiz a proposta de, pelo menos uma vez por sessão legislativa, ouvirmos o director do SIED e isso foi aceite por todos”, revelou José Matos Correia, o deputado do PSD que preside à comissão. As idas de Casimiro Morgado ao Parlamento serão baseadas, sobretudo, nos tópicos referentes a Defesa, Forças Nacionais Destacadas e cooperação técnico-militar, conforme precisou o deputado social-democrata.

Esta decisão vem confirmar uma aproximação mais regular entre a ‘casa da democracia’ e as ‘secretas’, surgindo uma semana depois do diretor do SIED ter apresentado à comissão parlamentar um relatório sobre as Forças Armadas, com especial ênfase nas atividades desenvolvidas por missões ou representações militares no estrangeiro, como Afeganistão, Guiné-Bissau, Líbano e Kosovo.

Em destaque

Subir