Nas Notícias

Diabetes: Mortalidade mais do que duplica em 20 anos no interior sul de Portugal

diabetes 0Segundo uma pesquisa, a diabetes mata cada vez mais, sendo que a taxa de mortalidade aumentou 150 por cento nas duas últimas décadas, nas zonas rurais. A região interior sul do País regista esta taxa de crescimento da doença. Fatores económicos estão na origem de muitos casos de mortalidade.

A taxa de mortalidade em consequência da diabetes cresceu de forma muito significativa, nos últimos 20 anos, no interior sul, com mais 150 por cento de mortes em resultado da doença.

De acordo com um estudo – que analisou a incidência da doença em Portugal, entre os anos de 1989 e de 2010 –, a diabetes de tipo 2 é uma doença cada vez mais associada à população com maior dificuldade económica.

Ainda segundo este estudo, orientado pela investigadora Paula Santana, as vítimas da doença são sobretudo idosos, com mais de 70 anos. Alentejo e Beira Interior são as regiões do país com maior taxa de óbito, dentro desta faixa etária.

As pessoas que sofrem de diabetes apresentam estilos de vida pouco saudáveis e também dificuldade em aceder aos cuidados de saúde. As razões desta dificuldade prendem-se com fatores económicos.

Em destaque

Subir