Velocidade

Dia para Tiago Monteiro esquecer em Marraquexe

pepe oriola marraquexe210A segunda jornada do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo foi para Tiago Monteiro esquecer, já que depois do acidente na qualificação que o atirou para o final da grelha de partida, deitou por terra todas as suas aspirações com nova colisão no muro que ladeia o traçado urbano de Marrequexe.

Embora tivesse iniciado a prova ao ataque, conseguindo mesmo recuperar algumas posições no começo da primeira corrida, o piloto português da Honda viria a ser novamente traído por um amortecedor do seu Civic, que numa das chicanes cedeu e o enviou direitinho ao muro.

Os estragos no carro não eram passíveis de concerto no intervalo entre as duas corridas, pelo que o fim-de-semana competitivo de Tiago Monteiro acabou por ali, não permitindo sair de Marrocos com mais pontos do que os conseguidos na jornada anterior em Monza.

tiago monteiro marraquexe2 510

“Sabíamos desde o início que este circuito seria bastante agressivo para os amortecedores, devido aos corretores. Foi efetivamente um problema durante todo o fim-de-semana. Infelizmente, na corrida de hoje, e mesmo com todas as cautelas que tive, uma parte do suporte do amortecedor cedeu e fui projetado contra os muros. Não era o desfecho que esperávamos, mas há corridas assim”, explicou o piloto do Porto bastante dececionado.

Tiago Monteiro acredita que, apesar deste desaire, as próximas provas podem e devem ser diferentes: “Ficamos satisfeitos com a performance global do carro e vamos continuar o nosso programa. Felizmente temos um enorme espírito de equipa na Honda e este mau momento vai ser rapidamente ultrapassável”.

Dois vencedores diferentes

O dia só não foi pior para a Honda porque Gabriele Tarquini foi segundo na primeira corrida, ganha por Michel Nikjaer. O dinamarquês fez uma prova notável, já que depois de se ter superiorizado a James Nash nunca desistiu de pressionar Tarquini até passar o italiano na discussão pelo triunfo.

Nikjaer só passou o veterano piloto da Honda à sexta volta. Depois foi-se afastando dos seus adversários, até porque Tarquini teve de defender a segunda posições dos ataques de Nash, que teve de se contentar com o último lugar do pódio.

pepe oriola marraquexe

Yvan Muller ainda teve pretensões ao terceiro lugar, mas James Nash soube defender a sua trajetória na última curva, obrigando o francês da RML a defender com ‘unhas e dentes’ o quarto posto do ataque de Robert Huff, com o campeão do Mundo a cortar a meta a somente duas centésimas do seu antigo companheiro de equipa.

A segunda corrida valeu pelo triunfo de Pepe Oriola, com o espanhol a tornar-se no mais jovem piloto de sempre a vencer uma prova do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo.

No início o piloto da Tuenti ainda protagonizou um duelo pela liderança com o seu compatriota Fernando Monje, mas depois o espanhol da Campos Sport foi perdendo terreno até se envolver num acidente que o colocou fora de prova a ele e ao piloto da Lada James Thompson.

Nessa altura Oriola já era fortemente pressionado por Yvan Muller e Tom Chilton, que voltaram à carga quando a corrida foi novamente neutralizada com a entrada do ‘Safety Car’ devido ao violento despiste de Gabriele Tarquini, pois o italiano perdeu o controlo do seu Honda Civic ao pisar um corretor e foi direito ao muro numa das chicanes do traçado marroquino.

Nas duas últimas voltas após a neutralização, Pepe Oriola soube defender-se bem deixando as restantes posições do pódio a Yvan Muller e a Tom Chilton, permitindo assim ao francês reforçar a sua liderança no campeonato.

Classificações

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir