Nas Notícias

Dia Mundial do Autismo: Cristo-Rei e Clérigos iluminados de azul (vídeo)

Dia Mundial do Autismo assinalado em todo o mundo com iniciativa ‘Light It Up Blue’ [Iluminem de Azul], que consiste em iluminar edifícios ou monumentos com esta cor. Portugal pinta de azul o Cristo-Rei, em Almada (Lisboa), e a Torre dos Clérigos, no Porto.

A campanha decorre entre hoje e amanhã, com a finalidade de alertar consciências para um problema que afeta 70 milhões de pessoas em todo o Mundo, segundo números da organização das Nações Unidas, e 70 mil em Portugal.

Desde 2007, os edifícios mais carismáticos iluminam-se de azul, nestes dois dias, numa iniciativa à escala global que consegue transformar a Casa Branca. Todos os anos, a residência oficial do Presidente dos Estados Unidos é Casa Azul a 1 e 2 de abril.

Em Portugal, duas cidades associaram-se ao evento, escolhendo os dois monumentos com maior simbolismo: o Cristo-Rei e a Torre dos Clérigos, que vão emitir raios de luz para a consciência.

Outras iniciativas de caráter local, noutras cidades do país, vão decorrer, com o mesmo objetivo e relevância. A Associação Vencer o Autismo vai realizar um jantar de beneficência, na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto.

“Queremos, tal como acontece noutras partes do mundo, este dia seja marcado de forma expressiva, também em Portugal”, refere a associação, no lançamento do evento.

Em destaque

Subir