Nas Notícias

Dia Mundial da Tuberculose: Portugal perto de uma meta histórica

Dia Mundial da Tuberculose assinala-se hoje, com boas notícias: Portugal regista uma quebra no número de casos, segundo um relatório da Direção-Geral da Saúde, e está muito perto da meta de 20 por cada cem mil habitantes, o que permitiria conquistar a meta de baixa incidência de tuberculose.

No ano passado, houve um decréscimo de 11 por cento, em comparação com 2009, o que significa que Portugal está perto de assegurar a categoria de país com baixa incidência de tuberculose.

Segundo a Direção-Geral de Saúde, o número de casos de tuberculose desceu significativamente em Portugal, num ano. No entanto, os dados ainda suscitam preocupação, já que foram diagnosticados 2559 novos pacientes, o que representa uma média de cerca de sete casos por dia.

Divulgado numa altura em que se assinala o Dia Mundial da Tuberculose, este relatório analisa a última década. Neste período, a incidência de tuberculose baixou para cerca de metade. Em 2010, havia 22 novos doentes por cada cem mil habitantes, o que contrasta com os 40 de 2001.

No que diz respeito aos menores de 15 anos, foram diagnosticados 48 novas crianças tuberculosas, ainda segundo aquele relatório. Destes, há dois diagnósticos considerados graves. Por outro lado, há 17 crianças doentes com menos de 5 anos. 

 

Em destaque

Subir