Nas Notícias

Dia de São Valentim assinalado com doodle dedicado ao amor

doodle dia sao valentimdoodle dia sao valentim namoradosCatorze de fevereiro é Dia de São Valentim, ou Dia dos Namorados, data que a Google assinala com um doodle. Pode julgar-se que se trata de uma celebração recente, mas a verdade é que a história contraria esta tese. Conheça a história do Dia de São Valentim, que envolve um imperador que detestava soldados apaixonados e um bispo (Valentim) que não aceitava ordens desse imperador.

Hoje é dia 14 de fevereiro, o Dia dos Namorados, ou Dia de São Valentim efeméride que parece desprovida de um fervor histórico, mas que guarda factos dignos de registo. E de memória.

O Dia de São Valentim, assinalado em diversos países do mundo como o Dia dos Namorados, remonta ao antigo Império Romano, altura em que se assinalava o Festival do Amor de Afrodite.

A história começa a contar-se quando um bispo chamado “Valentim” lutou um dia contra ordens de um imperador, que pretendia proibir o casamento durante a guerra. Cláudio II acreditava que soldados solteiros eram os melhores combatentes e por isso não os queria apaixonados.

Mas Valentim continuou a celebrar casamentos, indiferente às ordens do imperador. E até foi mais longe: casou secretamente. Esta decisão custou-lhe a pena de morte.

Segundo a lenda, apaixonou-se enquanto aguardava pela pena. Antes da execução, escreveu-lhe um bilhete de despedida, assinado como “Seu Namorado”.

A história do Dia de São Valentim, ou Dia dos Namorados, remonta a um dia de jejum, precisamente em homenagem a São Valentim. A ligação desse festejo ao amor romântico como o conhecemos atualmente só se estabelece no final da Idade Média.

E 14 de fevereiro é Dia de São Valentim, dia de celebrar o amor. Curiosamente, esta data tem outras efemérides nada românticas. Em 1929, sete gagsters rivais de Al Capone são assinados em Chicago, num ato que ficou célebre como o ‘Massacre do Dia de São Valentim’.

Em todo o mundo, assinala-se o Dia de São Valentim e a data não poderia passar ao lado da Google, que através de um doodle faz um desafio aos cibernautas: cozinhar doces ao seu namorado.

Aliás, esta celebração do Dia de São Valentim é já uma tradição no motor de busca, que, todos os anos, de diferentes formas, sempre originais, assinala a data.

Quando entrar na página principal da Google, vai confrontar-se com um desafio: vista a pele de pasteleiro apaixonado e surpreenda-se.

Em destaque

Subir