Nas Notícias

Vídeo: Dois ‘ninjas urbanos’ filmam escalada de 650 metros em Xangai

ninjas urbanos Dois fotógrafos russos escalaram, sem o auxílio de qualquer equipamento, o segundo arranha-céus mais alto do mundo, em Xangai. A subida dos ‘ninjas urbanos’, num prédio de 650 metros de altura, foi filmada com câmaras acopladas ao capacete.

Dois fotógrafos russos, conhecidos como ‘ninjas urbanos’ pela capacidade de escalarem edifícios sem usarem equipamento de segurança, subiram ontem ao topo da Torre Xangai, o segundo arranha-céus mais alto do mundo (650 metros), na China. Apenas o edifício Burkh Khalifa, no Dubai, o supera, chegando aos 830 metros.

A proeza ocorreu a 31 de janeiro, durou cerca de duas horas e foi realizada de noite, aproveitando a paragem das obras de construção. Vitali Raskalov e Vadim Makhorov levaram as famosas câmaras Go-Pro acopladas ao capacete, pelo que filmaram toda a escalada. Já no topo da Torre Xangai, com 128 andares, tiraram fotografias à gigantesca metrópole chinesa.

A empresa que está a terminar a construção do prédio anunciou que vai reforçar a segurança para evitar novas ‘brincadeiras’.

Estes dois ‘ninjas urbanos’ tornaram-se mediáticos quando escalaram, sem qualquer equipamento de segurança, a enorme pirâmide de Gizé, num sítio arqueológico protegido do Egito. A polémica levou Raskalov a pedir desculpas numa entrevista à CNN.

Sobre a escalada da Torre Xangai, Vitali Raskalov explicou-se no blogue pessoal: “a segurança havia diminuído nesse dia, os trabalhadores tinham o dia livre e as gruas estavam paradas”.

Nessa noite, a China festejava o ano novo lunar.

Em destaque

Subir