Nas Notícias

Dezenas de estudantes universitários viram costas a vice-presidente norte-americano durante discurso

O dia da formatura da Universidade de Notre Dame, no estado norte-americano do Indiana, ficou marcado pelo momento em que dezenas de estudantes e respetivos familiares levantaram-se e saíram quando Mike Pence, o vice-presidente dos EUA, iniciou o seu discurso. Veja o vídeo.

Mesmo antes de Mike Pence dirigir-se à comunidade universitária, dezenas de estudantes decidiram abandonar o local em forma de protesto devido às políticas anti-LGBT e anti-refugiados que o governo de Trump adotou.

Logo que o vice-presidente foi anunciado como orador neste dia, o grupo de estudantes ativistas ‘We Stand For’ planeou o ato de protesto.

“Vamos sair em silêncio por respeito à dignidade humana de todos os que discordam e com um convite ao resto da comunidade que queiras construir um futuro de integração”, pode-se ler no comunicado do grupo.

Entre as dezenas de estudantes que mostraram o seu descontentamento, estava Cassandra Dimaro e os seus pais, que considerou o protesto como uma demonstração de solidariedade “por muitos de nós que são afetados pelas medidas da administração de Trump”, disse a jovem ao ‘South Bend Tribune’.

De acordo com o líder do grupo, Brian Ricketts, muitos estudantes sentem-se “incomodados e perturbados” pelo facto de Mike Spence ter sido convidado para discursas, uma vez que as medidas da sua administração “têm afetado a humanidade de muitos finalistas”.

Durante o discurso, o vice-presidente aproveitou para alertar para a falta de liberdade em algumas universidades norte-americanas: “Esta universidade é a vanguarda da liberdade de expressão e de troca de ideias num tempo em que infelizmente, decresce a liberdade de expressão nos ‘campus’ por toda a América”.

Em destaque

Subir