Nas Notícias

Desperdício alimentar: Tesco faz contas ao ‘lixo’ como saladas, fruta e pão

pao 210vegetais bigA Tesco quer ajudar a combater o desperdício alimentar e divulgou um estudo sobre o que acontece com alguns dos produtos que vende. Os exemplos surpreendem: 68 por cento das saladas embrulhadas, metade do pão e 40 por cento das maçãs vão para o lixo.

Uma das maiores empresas de distribuição do mundo vai reformular a oferta da zona alimentar, o que pode contribuir para diminuir o desperdício. A Tesco, segunda maior cadeia de supermercados do mundo, vai basear a nova estratégia nos resultados de um estudo que realizou e que surpreendem pela dimensão do fenómeno.

Ao analisar o que acontece nas lojas, a empresa descobriu que, no primeiro semestre deste ano, mandou mais de 28.500 toneladas de alimentos para o lixo. Na altura em que a Tesco começou a realizar o estudo interno, a consultora Wrap avançava ao The Guardian que tinham sido desperdiçadas 15 mil toneladas de alimentos frescos no Reino Unido durante os primeiros seis meses deste ano.

A maioria das situações ocorre com os produtos frescos, como no caso das saladas embrulhadas: 68 por cento são desperdiçados. Casos semelhantes acontecem com o pão, com metade da produção a ser desperdiçada, e com a fruta: 40 por cento das maçãs e uma em cada dez bananas terminam no lixo, por exemplo.

Para racionalizar a oferta, a empresa vai adotar medidas como a diminuição das embalagens e o fim das ofertas promocionais, como a ‘leves dois, pague um’. Alguns produtos, como o pão, terão o tamanho reduzido. A Tesco vai ainda fornecer informação, juntamente com os alimentos, sobre como aproveitar as sobras e diminuir o desperdício.

O estudo serviu para o gigante da distribuição concluir que uma família britânica manda para o lixo, em média, 828 euros em alimentos. “Todos temos a responsabilidade de travar o desperdício de comida e não há uma única solução para o problema, mas há pequenas mudanças que podem fazer uma grande diferença, como armazenar a fruta e os vegetais da forma correta”, salientou a Tesco, num comunicado assinado pelo diretor comercial, Matt Simister.

A iniciativa da Tesco permite um novo olhar sobre a forma como a Europa combate o desperdício alimentar. Na Suíça, a cadeia Coop lançou uma marca de vegetais 60 por cento mais baratos: a diferença é que são ‘feios’ e não respeitam os calibres e tamanhos ‘normais’. Uma aposta semelhante está a ser feita com vários produtos feitos pela Edeka, na Alemanha.

O anúncio da nova estratégia da Tesco surge dias depois da agência para a Alimentação e a Agricultura das Nações Unidas ter revelado que a fome afeta 842 milhões de pessoas enquanto o mundo desperdiça um terço da comida que produz.

Em destaque

Subir