Nas Notícias

Desemprego: União Europeia tem 5,5 milhões de jovens sem ocupação, revela o Eurostat

desempregoO desemprego jovem continua a ser um dos maiores dramas da União Europeia. Segundo o Eurostat, no mês de junho houve 5,5 milhões de jovens com menos de 25 anos sem ocupação, a grande maioria dos quais – 3,53 milhões de euros – em países que integram a zona euro.

O Eurostat divulgou hoje os dados referentes ao desemprego, referentes ao mês de junho, e os números continuam a assustar. Na União Europeia, houve 5,5 milhões de jovens com menos de 25 anos que não conseguiram aceder ao mercado de emprego. A grande maioria – 3,53 milhões – vive num dos 17 países que compõem a zona euro.

Os indicadores referem que as taxas de desemprego jovem se situaram nos 23,2 por cento na União e nos 23,9 por cento face ao clube da moeda única.

No caso de Portugal, o gabinete de estatísticas da Comissão Europeia admite um abrandamento, mas os dados ainda são provisórios: nos dois últimos anos, os primeiros números do mês de junho foram sempre corrigidos em alta. A taxa de desemprego jovem desceu dos 41,9 por cento de maio para os 41 por cento, representando cerca de 164 mil jovens sem ocupação.

Estes dados colocam Portugal muito longe da Alemanha, onde a taxa está apenas nos 7,5 por cento, e até da Áustria (com 9,3 por cento). Com uma situação pior do que a portuguesa estão a Espanha, com 56,1 por cento, e sobretudo a Grécia, com 58,7 por cento.

A nível geral, a taxa de desemprego em Portugal foi de 17,4 por cento em junho, menos duas décimas do que em maio, mas bastante longe dos 10,9 por cento de média comunitária e dos 12,1 por cento na zona euro.

Em destaque

Subir