Nas Notícias

Desemprego: Eurostat ‘renova’ recorde de 16,3 por cento em Novembro e ‘pódio’ na União Europeia

desempregoA taxa de desemprego em novembro de 2012 repetiu o valor recorde 16,3 por cento do mês anterior, segundo os dados do Eurostat. Sem alterações face a outubro, Portugal continua a ter a terceira taxa de desemprego mais elevada da União Europeia, apenas superada na Espanha e na Grécia.

Taxa de desemprego em Portugal: 16,3 por cento. O recorde que se mantinha em outubro de 2012 foi repetido no mês seguinte, de acordo com os dados hoje revelados pelo Eurostat. Face a novembro de 2011, o índice cresceu 2,2 pontos percentuais. O gabinete de estatísticas da Comissão Europeia atualizou também o valor do desemprego em agosto, o primeiro mês em que atingira o recorde de 16,3 por cento, baixando-o para 16,2 por cento.

Ao renovar a taxa, o Eurostat confirmou que Portugal se mantém como o terceiro país da União Europeia (UE) com maior índice de desemprego. Só a Espanha, que em novembro subiu 0,4 pontos para 26,6 por cento, e a Grécia, com 26 por cento (dados de setembro), têm taxas de desemprego superiores à portuguesa.

O ‘pódio’ é repetido quando as estatísticas abordam a evolução homóloga. Ao crescer 2,2 por cento face a novembro de 2011, a taxa de desemprego em Portugal foi a terceira que mais subiu na comparação anual, embora longe dos 9,5 por cento do Chipre (está agora nos 14 por cento) e, sobretudo, da explosão de 23 por cento em Espanha.

A nível europeu, registou-se uma estabilidade na União, que manteve os 10,7 por cento, e na Zona Euro, com uma subida ligeira de 0,1 ponto percentual face a outubro.

Em destaque

Subir