Nas Notícias

Cancro da próstata: Tratamento reduz tamanho do órgão genital a alguns pacientes, diz estudo

cancro prostataAlguns pacientes que trataram cancro da próstata revelaram que o tamanho do pénis diminuiu e que o prazer durante as relações também é menor. Segundo um estudo, a maioria dos casos diz respeito a homens que foram submetidos a cirurgias, ou a radioterapia. A percentagem de casos, no entanto, é escassa.

Há uma relação direta entre um fenómeno de redução do tamanho do pénis (ou do prazer durante as relações) com o tratamento do cancro da próstata, de acordo com um estudo que auscultou mais de 900 homens que enfrentaram esta doença.

A investigação, que foi publicada na edição de janeiro do Jornal de Urologia, indica que nem todos os homens notaram diferenças, mas comprova que há uma associação entre os tratamentos e aquelas alterações no corpo.

Alguns dos 948 homens que participaram neste estudo – da autoria do laboratório Dana-Farber/Brigham e do Centro para o Tratamento do Cancro nas Mulheres – revelaram que notaram diferenças, sendo que a maioria dos casos se prende com pacientes com cancro da próstata que foram submetidos a cirurgias ou a tratamentos por radioterapia.

Este tema é quase sempre tabu, durante as consultas dos doentes com este tipo de cancro, mas este estudo, coordenado pelo investigador Paul Nguyen, permitiu recolher informações importantes.

Já se sabia que existia um laço entre pénis pequeno e falta de prazer. Mas nunca fora descoberta uma associação entre estas realidades e os tratamentos dos cancros da próstata. E este é o dado novo deste estudo, que pode agora abrir portas a novos tipos de tratamento, com os pacientes a poderem decidir.

Apesar de tudo, a percentagem de homens que revela ter notado diferenças no tamanho do pénis ou que diz ter prejudicado o seu desempenho na cama depois de tratar um cancro da próstata é pequena. Por outro lado, somente 22 por cento tinham idades inferiores a 60 anos.

Em destaque

Subir