Economia

Desemprego atinge 15 por cento em Portugal, a terceira taxa mais elevada da UE

empregoO número de desempregados não para de crescer em Portugal, de acordo com números divulgados hoje pelo Eurostat. Em fevereiro, a taxa de desemprego atingia os 15 por cento, o que coloca Portugal no pódio dos países com mais pessoas sem emprego, na União Europeia (UE). Só Espanha e Grécia, com 23,6 e 21 por cento, respetivamente, têm piores registos do que Portugal.

O crescimento do desemprego continua imparável, em Portugal. Em fevereiro, segundo números do Eurostat, atingiu a marca dos 15 por cento, o que representa um ligeiro aumento de 0,2 por cento. Apesar de ser uma subida escassa, representa o acentuar de uma tendência.

A taxa de desemprego no final do mês de fevereiro está de acordo com as previsões e sobe em consequência das medidas de austeridade, que provocam retração da economia e perda de postos de trabalho. Um pouco à semelhança do que sucede em Espanha (21,6 por cento) e na Grécia (21 por cento). São os dois países com pior registo (relativo a dezembro), os únicos que estão à frente de Portugal.

Estes números de fevereiro do Eurostat, gabinete de estatísticas da UE, apontam ainda um crescimento no desemprego na população jovem, cuja taxa é agora de 35,4 por cento, mais 0,3 pontos do que em janeiro.

Já relativamente à Zona Euro, regista-se 10,8 por cento de desempregados, o que representa uma tendência de manutenção do número de cidadãos sem emprego. Num olhar aos 27 países que compõem a UE, há um ligeiro crescimento de 0,1 pontos percentuais.

A taxa de desemprego em Portugal atingira 12,9 por cento em outubro, segundo o Eurostat, o que representava um máximo histórico, superior às estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE). A tendência de aumento ora reeditada também em dezembro de 2011, quando Portugal registara um recorde de 10,4 por cento.

Em destaque

Subir