Mundo

Foi descoberto um colar idêntico ao de Anne Frank num campo de concentração nazi

Foram realizadas escavações num dos mais mortíferos campos de concentração nazi que revelaram um colar idêntico ao de Anne Frank. Os historiadores creem que pertenceu a Karoline Cohn, uma menina judaica que pode ter ligação com Anne.

As escavações no campo de concentração criado pelos alemães em Sobibor, na Polónia (território então ocupado pela Alemanha nazi), revelaram um colar que poderá ter ligações a Anne Frank. O colar pertencia a Karoline Cohn, uma rapariga judia, e é bastante semelhante ao que usava Anne, segundo informou no passado domingo o memorial israelita do holocausto, Yad Vashem, citado pelo ‘The Telegraph’.

Yad Vashem explica que Karoline e Anne nasceram em Frankfurt, em 1929. No entanto, Anne Frank morreu em 1945, no campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha.

Até agora, os investigadores não encontraram mais nenhum colar como o delas. O pendente do colar é em forma triangular e num dos lados pode ler-se ‘Mazal Tov’ em hebraico, juntamente com a data de nascimento de Karoline. No outro lado do fio, está a letra hebraica ‘heh’, que significa Deus, assim como a estrela de David.

colar_frank

Desde 2007 que o memorial Yad Vashem juntamente com a autoridade de antiguidades de Israel tem orientado várias investigações no antigo campo nazi. Agora, os investigadores estão a tentar encontrar os familiares de ambas as jovens para verificar se, efetivamente, existe uma ligação entre as raparigas.

Em outubro de 1943, os nazis tentaram destruir as provas do que se havia passado nos campos de concentração. No entanto, os arqueólogos conseguiram encontrar as câmaras de gás e a plataforma original do comboio que transportava os judeus.

Mais de 250 mil judeus foram mortos em Sobibor, no leste da Polónia, sendo por isso considerado um dos mais mortíferos campos de concentração da História. Este campo nazi foi construído com o único objetivo de exterminar os judeus.

Refira-se, no entanto, que a Polónia era território ocupado. Os polacos nunca colaboraram com a Alemanha nazi.

Em destaque

Subir