Economia

Jerónimo Martins Polónia multada por “abuso de poder absolutamente inaceitável”

A Jerónimo Martins Polónia foi multada pela Autoridade da Concorrência polaca (UOKiK) em cerca de 163 milhões de euros, por violação das boas práticas e dos requisitos legais.

Tomasz Chróstny, presidente da UOKiK, explicou que a dona da Biedronka, a maior cadeia de supermercados da Polónia, só informava os fornecedores das campanhas promocionais depois de os contratos estarem assinados, a mercadoria ter sido entregue e os pagamentos estarem em fase de processamento.

“Isto é um abuso de poder absolutamente inaceitável. Práticas deste género destroem os alicerces da concorrência justa e são o reflexo da profunda injustiça e falta de respeito por outros empreendedores”, criticou o regulador polaco.

Esta prática, para além de “provocar quedas inesperadas dos preços para os fornecedores”, não tinha qualquer reflexo “em preços mais baixos para os clientes da Biedronka”.

Mais de 200 fornecedores sentiram-se obrigados a aceitar esta “redução arbitrária da remuneração” por recearem uma quebra ainda mais grave na faturação, complementou a UOKiK.

“A multa aplicada à Jerónimo Martins Polónia é um aviso para outras empresas de que práticas similares vão ser severamente multadas pela Autoridade”, realçou ainda Tomasz Chróstny.

A UOKiK estima que, nos últimos três anos, a Jerónimo Martins Polónia terá lucrado mais de 135 milhões de euros com estas práticas. A Biedronka não prestou qualquer esclarecimento após a multa, segundo a agência Reuters.

Em destaque

Subir