Mundo

Deputada australiana torna-se na primeira a amamentar filha durante plenário

A senadora australiana Larissa Waters, do Partido Verde, tornou-se na primeira política a amamentar durante um plenário do Parlamento australiano. O caso aconteceu na passada terça-feira, quando a política amamentou a sua filha Alia Joy, de dois meses.

Apesar de ser permitido a amamentação no Parlamento desde 2003, até agora ninguém o tinha feito durante um plenário.

“Precisamos de mais mulheres e pais no parlamento”, escreveu Larissa na sua conta de Twitter, acrescentando: “E precisamos de locais de trabalho mais amigáveis a famílias e mais flexíveis, além de assistência infantil acessível para todos”.

Katy Gallagher, senadora do Partido Trabalhista, reforçou a importância do ato da colega durante o plenário.

“Mulheres têm feito isto em Parlamentos por todo mundo. As mulheres vão continuar a ter filhos e se elas quiserem trabalhar e cuidar do bebé…a realidade é que vamos ter que nos acostumar com isso [amamentação no local de trabalho] ”.

No entanto, este assunto continua a ser muito sensível e controverso em diversos parlamentos de todo o mundo, pelo que a BBC Brasil conta alguns casos.

Um deles ocorreu em 2016, quando Carolina Bescansa, política espanhola do Podemos, amamentou o seu bebé durante um plenário gerando polémica. Apesar de ter recebido muitos elogios, a política recebeu várias críticas que consideravam a sua atitude como “lamentável” e “desnecessária”.

Também no Reino Unido este já foi um assunto a ser discutido no ano passado. Foi recomendado que a amamentação fosse permitida na Câmara dos Comuns, mas um político disse às deputadas que se o fizessem em pleno Parlamento estariam a correr o risco de se expor ao “ridículo”.

“A política é masculina e machista…não tem espaço para as mulheres, para o que nos diferencia dos homens, para a ingenuidade, a alegria das crianças e a naturalidade com que conciliamos o nosso trabalho e as nossas lutas com os nossos bebés”, afirmou Manuela D’Ávila, uma deputada brasileira que também foi alvo de críticas por amamentar a filha durante um plenário.

Em destaque

Subir