Economia

Dependência de mercados em contração faz antever uma queda nas exportações

contentoresExcessivamente na dependência do mercado europeu (cerca de 70 por cento), em especial da vizinha Espanha (20 por cento), as exportações portuguesas devem cair no próximo ano, dada a contração verificada nesses mercados, alerta a AICEP.

As exportações, o ‘motor’ da economia portuguesa, podem abrandar ou mesmo recuar no próximo ano. A estimativa é fácil de explicar: como a grande maioria das vendas para o exterior tem como destinos outros países europeus (cerca de 70 por cento), em especial a vizinha Espanha (representa 20 por cento do total), a contração que e está a registar nestes mercados consolida uma estimativa negativa.

Foi Pedro Reis, presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), quem deixou o alerta, citado pela Antena 1. Recorrendo a indicadores já disponíveis, o abrandamento registado pelo Instituto Nacional de Estatística já em setembro (caíram 6,1 por cento face a agosto) demonstram a tendência para as exportações recuarem ao longo do próximo ano.

Em destaque

Subir